HOME ESCOLA DOM BOSCO

ESCOLA DOM BOSCO

Conheça quem somos e o que fazemos!

SOBRE NÓS

Fundada em 1948, a Escola Dom Bosco -Recife/PE é uma das Unidades de Assistência Social da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil e integra a Rede Salesiana Brasil de Ação Social. Procura promover a formação humana, cristã e profissional dos jovens. Somos um espaço pastoral e educativo Salesiano e desenvolvemos diversas atividades e projetos. Atualmente ofertamos cursos profissionalizantes e o Programa Jovem Aprendiz, atendendo a mais de 1.200 jovens em situação de exclusão e vulnerabilidade social. Enquanto Obra Educativa Salesiana, visamos envolver o Jovem num processo de educação completo, em que, além da formação profissional e do desenvolvimento das competências relativas ao trabalho, ele também aprende direitos e deveres de cidadania ativa; experimenta comportamentos sociais marcados pela colaboração, pela responsabilidade individual e pela solidariedade; aumenta os próprios conhecimentos culturais; estrutura sua identidade de modo adequado para integrar-se no tecido social e civil. (Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana, 2014). Dentre os parceiros da Escola Dom Bosco estão as empresas do programa de Aprendizagem Profissional, o Instituto Coca-Cola, a Plan Internacional, Ministério do Trabalho e Emprego - PE, Conselhos estaduais e municipais da Criança e do Adolescente e de Assistência Social, Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepetipe), Pastoral do Menor, Arquidiocese de Olinda e Recife, dentre outros.Fundada em 1948, a Escola Dom Bosco -Recife/PE é uma das Unidades de Assistência Social da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil e integra a Rede Salesiana Brasil de Ação Social. Procura promover a formação humana, cristã e profissional dos jovens. Somos um espaço pastoral e educativo Salesiano e desenvolvemos diversas atividades e projetos. Atualmente ofertamos cursos profissionalizantes e o Programa Jovem Aprendiz, atendendo a mais de 1.200 jovens em situação de exclusão e vulnerabilidade social. Enquanto Obra Educativa Salesiana, visamos envolver o Jovem num processo de educação completo, em que, além da formação profissional e do desenvolvimento das competências relativas ao trabalho, ele também aprende direitos e deveres de cidadania ativa; experimenta comportamentos sociais marcados pela colaboração, pela responsabilidade individual e pela solidariedade; aumenta os próprios conhecimentos culturais; estrutura sua identidade de modo adequado para integrar-se no tecido social e civil. (Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana, 2014). Dentre os parceiros da Escola Dom Bosco estão as empresas do programa de Aprendizagem Profissional, o Instituto Coca-Cola, a Plan Internacional, Ministério do Trabalho e Emprego - PE, Conselhos estaduais e municipais da Criança e do Adolescente e de Assistência Social, Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepetipe), Pastoral do Menor, Arquidiocese de Olinda e Recife, dentre outros.

O essencial na vida é sentir-se bem fazendo o bem!

Sede Escola Dom Bosco


Escola Dom Bosco


Missão

Promover a formação humana, cristã e a capacitação profissional de jovens em situação de risco de vulnerabilidade pessoal e social, inspirada no carisma salesiano de educar com base em valores éticos, morais, religiosos, ambientais e de cidadania; contribuindo para a sua promoção e inserção no mercado de trabalho.

Visão

Uma Unidade salesiana de assistência social de referência, reconhecida pela comunidade, nas áreas de qualificação profissional, e integração dos jovens no mundo do trabalho como bons cristãos e honestos cidadãos baseada na auto-sustentação e responsabilidade social.

Valores

Nossos valores consistem: • Respeito à diversidade de idéias, crenças e pessoas. • O Sistema Preventivo de Dom Bosco com seu trinômio: razão, religião e bondade; • Valorização do trabalho de todos os que se empenham para atender pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social; • Ética na orientação de todas as suas atividades e relações com beneficiários, apoiadores e parceiros; • Atuação pautada na fraternidade e na solidariedade; • Empenho pelo bem comum, pela vida e pela dignidade humana.


Pastoral Juvenil Salesiana

A Pastoral Juvenil Salesiana é a expressão primeira e típica da missão educativa salesiana, tendo por finalidade habitar a vida e a cultura dos adolescentes e jovens. Por habitar a vida e a cultura deles, entende a evangelização como a principal urgência da sua ação, ciente de que sua tarefa fundamental é propor a eles viverem a existência humana, como Jesus de Nazaré a viveu, viverem plenamente a própria humanidade, na expressão maior de sua dignidade de filhos e filhas de Deus e serem protagonistas e corresponsáveis na construção do reino de Deus no mundo (cf. Quadro Referencial SDB, 2014, p. 30-31).A Pastoral Juvenil Salesiana é a expressão primeira e típica da missão educativa salesiana, tendo por finalidade habitar a vida e a cultura dos adolescentes e jovens. Por habitar a vida e a cultura deles, entende a evangelização como a principal urgência da sua ação, ciente de que sua tarefa fundamental é propor a eles viverem a existência humana, como Jesus de Nazaré a viveu, viverem plenamente a própria humanidade, na expressão maior de sua dignidade de filhos e filhas de Deus e serem protagonistas e corresponsáveis na construção do reino de Deus no mundo (cf. Quadro Referencial SDB, 2014, p. 30-31).

Conheça mais sobre a Pastoral Juvenil Salesiana: http://pastoral.rsb.org.br/

Formação

Desde as origens, Dom Bosco e Maria Domingas Mazzarello tiveram um cuidado especial com a formação. Todas as etapas da formação das Filhas de Maria Auxiliadora são pensadas para responder às necessidades que emergem do pluralismo dos contextos e de situações culturais que estamos vivendo. Na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida seguimos as orientações do Projeto Formativo e do âmbito da Formação para realizar as diferentes etapas formativas.Desde as origens, Dom Bosco e Maria Domingas Mazzarello tiveram um cuidado especial com a formação. Todas as etapas da formação das Filhas de Maria Auxiliadora são pensadas para responder às necessidades que emergem do pluralismo dos contextos e de situações culturais que estamos vivendo. Na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida seguimos as orientações do Projeto Formativo e do âmbito da Formação para realizar as diferentes etapas formativas.

Ação Social

A Escola Dom Bosco tem o cuidado de incentivar seus atendidos a buscarem alternativas de ajudar ao próximo de forma autruísta levando-os a desenvolver um espírito solidário e a compreender que mesmo no pouco é possível transformar vidas através de gestos de amor, doação do tempo e utilização dos talentos.

Família Salesiana

Dom Bosco, desde o início, foi propagando sua espiritualidade, com a intenção de envolver, contagiar, convocar outras pessoas e lança-las no campo da educação e evangelização: sonho de formar uma família, proporcional à vastidão e variedade dos empenhos e das competências, aberta a amplas influências, a diferentes participações na unidade da missão, de espírito, de método e com a multiplicação do potencial operativo.

A pertença se alimenta de um espírito comum, que orienta para uma extensa e complementar missão juvenil. A Família Salesiana é atualmente composta por 28 grupos de institutos de vida consagrada e associações de leigos.

 

NOSSA EQUIPE



ONDE ESTAMOS



Informações de Contato

TELEFONE

(81) 2129-4512


ENDEREÇO

Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, 1855, Bongi, Recife, CEP: 50830-000


EMAIL

aprendizagem.edb@isneb.org.br