Logo Salesianos

SALESIANOS

SALESIANOS NORDESTE

Notícias

OPORTUNIDADES | 22 novos contratados no Programa Jovem Aprendiz

OPORTUNIDADES | 22 novos contratados no Programa Jovem Aprendiz

3 de abril de 2024 Por renata
Na manhã de hoje (02), entusiasmo e expectativa invadiram o Município do Igarassu, com a recepção de 22 jovens recém-contratados pela empresa Gestão de Terceirização em Serviços Seleção e Agenciamento de Mão de Obra LTDA. Esses jovens terão a oportunidade de desenvolver atividades práticas, que promovem construção e crescimento profissional. A ação contou com a presença dos jovens contratados, além de Gisele Silva, representante da empresa GT, membros da comunidade, incluindo comerciantes locais e representantes da Inspetoria Salesiana do Nordeste com Jaqueline Oliveira e Karla Campelo. Vereadores e secretários do município também estiveram presentes, destacando a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento local junto a professora Elcione Ramos, atual Prefeita de Igarassu. Durante o evento, foi ressaltada a relevância de proporcionar oportunidades de trabalho para os jovens da região, contribuindo para a geração de renda e o fortalecimento da economia local. Para os jovens contratados, essa oportunidade representa uma porta de entrada para o mercado de trabalho, um passo em direção ao futuro e um compromisso com o desenvolvimento de suas habilidades e potenciais. E para a comunidade, é uma demonstração do poder transformador do trabalho conjunto com a educação de qualidade. Que essa parceria entre empresa, comunidade e poder público continue gerando frutos positivos e inspirando outros a investirem no potencial dos jovens para o mercado de trabalho. [gallery columns="2" size="large" ids="42311,42312,42313,42314"]
VER MAIS

Nota do ENEM 2023: Determinação e inspiração

Nota do ENEM 2023: Determinação e inspiração

24 de janeiro de 2024
Milena Vitória, uma jovem dedicada que equilibra uma jornada dupla de estudos e trabalho como aprendiz, alcançou uma nota incrível na redação do ENEM 2023. Estudante exemplar da nossa Escola, Milena declarou não apenas habilidades acadêmicas notáveis, mas também resiliência e determinação. “Sempre estudei em escola pública do fundamental até o ensino médio. Em 2022 quando terminei meus estudos decidi que iria me dedicar para o enem. Então, fiz curso preparatório no ano seguinte e a redação sempre foi uma das minhas prioridades, já que para o curso que eu quero tem maior peso. No dia da prova estava muito apreensiva com o tema, mas continuei firme tendo em mente toda trajetória que construí ao longo do ano. A proposta não foi o que eu esperava, pois as especulações de temas estavam bem longe do que foi proposto no exame, porém o tema foi perfeito e eu usei autoras muito fortes, as quais estudei para utilizar como repertório. Quando a nota chegou foi uma supresa pra mim, fiquei muito feliz com o resultado”, afirma Milena. Com uma carga horária intensa que inclui horas de estudo e suas responsabilidades como aprendiz no @salesianorecife, Milena superou desafios e se destacou no exame, conquistando uma nota que a coloca entre os grandes desempenhos do estado. A conquista de Milena não reflete apenas seu compromisso com a educação, mas também ressalta o papel fundamental da escola pública na formação de jovens capazes, inteligentes e dedicados. Parabéns Milena por sua realização, que certamente já tem inspirado outros a seguir lutando por seus sonhos e caminhos de sucesso na educação e no trabalho. Somos honrados em tê-la conosco e poder festejar esse notãaaaao!    
VER MAIS

Jovem Aprendiz alcança nota 960 na redação do ENEM 2023

Jovem Aprendiz alcança nota 960 na redação do ENEM 2023

17 de janeiro de 2024
No último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Matheus Henrique, Jovem Aprendiz da Escola Dom Bosco Recife, conquistou uma nota extraordinária de 960 na prova de redação. Seu desempenho não apenas destaca a promoção de escolas públicas, mas também ressalta seu comprometimento e dedicação diários aos estudos. "Eu participava de 'aulões' na minha escola e fazia redações que a minha professora de língua portuguesa passava, em um projeto de redação que ela tinha na escola (EREFEM Barros de Carvalho, localizada no Cordeiro- Recife)", afirma Matheus. A redação do ENEM, que trouxe o tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, é conhecida por ser um desafio que avalia não apenas o conhecimento técnico do estudante, mas também sua capacidade de argumentação, análise crítica e domínio da língua portuguesa. Matheus demonstrou habilidades gigantes ao abordar o tema proposto, apresentando uma argumentação coesa e desenvolvendo suas ideias de maneira clara e consistente. Toda a comunidade educativa pastoral celebra com entusiasmo a conquista de Matheus que mesmo em jornada dupla de estudos e trabalho, buscou com excelência e dedicação seus objetivos e agora inicia uma trilha de sucesso em sua jornada acadêmica. A nota elevada de Matheus abre portas para diversas oportunidades educacionais, incluindo a possibilidade de ingressar em cursos superiores em instituições renomadas. Esse cenário inspira outros estudantes a perseguirem seus objetivos com determinação e paixão pela educação. Parabenizamos Matheus por sua conquista e desejamos a ele sucesso em todas os seus futuras passos acadêmicos. Que sua jornada inspire outros jovens a buscarem a excelência no aprendizado e a alcançarem seus sonhos.
VER MAIS

Semana do Empreendedorismo Social: Transformando Ideias em Impacto

Semana do Empreendedorismo Social: Transformando Ideias em Impacto

31 de outubro de 2023
A Escola Dom Bosco Recife, está se preparando para uma semana de inovação, criatividade e compromisso social. Dentre os dias 06 e 10 de novembro, será realizada uma Feira de Empreendedorismo com o tema "Empreendedorismo Social: Transformando Ideias em Impacto" no Compaz Ariano Suassuna localizado no Cordeiro. Este evento promete ser um catalisador para o desenvolvimento de projetos que visam resolver desafios enfrentados pela população local, com a participação ativa de jovens preocupados com empreendedorismo e inovação. Cada turma será encarregada de criar projetos sociais que tenham o potencial de gerar um impacto positivo em suas comunidades e na sociedade como um todo. Os jovens empreendedores terão a oportunidade de apresentar e promover os produtos e serviços que já estão desenvolvendo. Detalhes do Evento: Tema: Empreendedorismo Social: Transformando Ideias em Impacto Data: 6 a 10 de novembro de 2023 (segunda a sexta-feira) Local: Compaz Ariano Suassuna, Avenida Gen. San Martin, 1208 - Cordeiro Horário: 08h- 11h / 14h- 16h30 Justificativa: Transformando Ideias em Impacto O projeto "Empreendedorismo Social: Transformando Ideias em Impacto" tem como base o empreendedorismo social de forma inovadora e dará ênfase na criação e no protagonismo dos jovens, com os instrutores desempenhando o papel de facilitadores nesse processo. O evento contará também com a participação de convidados especiais que compartilharão suas experiências, enriquecendo o aprendizado dos alunos e espaço para cadastros reservas do Programa Jovem Aprendiz, oferecido pela Escola Dom Bosco. Objetivos do Evento Incentivar os jovens a desenvolverem sua criatividade na resolução de problemas no âmbito social. Estimular a capacidade empreendedora dos jovens. Fomentar discussões sobre os impactos do empreendedorismo social. Identificar problemas na sociedade e propor soluções que gerem impacto positivo. Incentivar os jovens a identificar problemas sociais que possam ser resolvidos através de iniciativas empresariais. A Feira de Empreendedorismo na Escola Dom Bosco Recife promete ser um espaço inspirador, onde a juventude poderá transformar ideias em ações concretas que farão a diferença. Este evento representa um passo importante na formação dos novos líderes, capacitando-os a serem agentes de mudança em um cenário de desafios significativos. A Escola Dom Bosco Recife convida todos a participar e a ser parte desse movimento transformador.
VER MAIS

Casas Salesianas da Região Metropolitana exibem filmes do Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco

Casas Salesianas da Região Metropolitana exibem filmes do Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco

18 de outubro de 2023
A 2° edição do ‘Don Bosco Global Youth Film Festival’ visa unir, educar e capacitar jovens de todo o mundo sobre o tema “O amor constrói a paz e a solidariedade”, com a missão de fazer dos jovens embaixadores do amor e catalisadores de mudança e transformação, convidando-os a sonhar grande e emergirem como protagonistas que podem semear o amor e construir a paz e a solidariedade no mundo. O Festival que teve sua “Grand Finale” nos dias 13 e 14 de outubro abriu oportunidades de ser replicada em nossas casas e nesta quarta-feira (18) unidades da Região Metropolitana do Recife dentre elas: Centro Educacional Dom Bosco Jaboatão, Oratório Curado e Escola Dom Bosco Recife, puderam assistir aos filmes brasileiros que participaram do Festival e ganharam prêmios. Inspirando discussões e participação ativa Durante a ação, foram exibidos filmes e realizadas rodas de conversa que estimularam trocas significativas. Através da tela, crianças e jovens puderam explorar a riqueza e diversidade cultural, captando sua essência de maneira única. “Hoje eu assisti um filme onde o coração do homem se perdeu e eu achei igual ao meu pai e minha mãe que se separaram por que brigaram, mas depois se uniram e se casaram. Foi isso que aconteceu com meu pai e minha mãe. Igual o filme. Perderam o coração e depois encontraram juntos. ” Diz Sabrina 7 anos, atendida no Oratório Curado A luz do Festival foi enfatizada a importância de criar um ambiente aberto para discussões, incentivando a participação. Os educadores abriram espaço para que os alunos expressassem suas opiniões e compartilhassem suas ideias. Poder trazer alguns filmes que participaram do Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco mostrou que unir jovens de diferentes partes do mundo em torno de uma mensagem de amor, paz e solidariedade vale muito a pena, provando mais uma vez que a educação vai além da sala de aula e pode ser uma ferramenta poderosa para a construção de um mundo mais inclusivo e harmonioso apoiando o cinema e celebrando a identidade salesiana.  
VER MAIS

Escola Dom Bosco contra o Trabalho Infantil

Escola Dom Bosco contra o Trabalho Infantil

10 de outubro de 2023
No dia 10 de outubro, Recife recebeu um evento de rua significativo. A Marcha Contra o Trabalho Infantil organizado pelo Forúm Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe) se concentrou no Parque 13 de Maio, percorreu as principais ruas do Recife finalizando seu percurso no Marco Zero e, reuniu diversos grupos e comunidades comprometidas com enfrentamento do trabalho infantil. Destacamos a participação ativa da Escola Dom Bosco Recife, que compareceu ao evento com seus aprendizes e comunidade educativo-pastoral. A presença da escola demonstra o compromisso contínuo com a educação, combatendo firmemente o trabalho infantil e promovendo oportunidades para que os jovens cresçam em um ambiente seguro.     A Marcha foi marcada por discursos inspiradores e apresentações artísticas que enfatizaram a importância de proteger os direitos das crianças e proporcionar-lhes um ambiente adequado para o desenvolvimento integral. O evento também ressaltou a necessidade de cooperação entre a sociedade civil, instituições educacionais, governamentais e a comunidade em geral para alcançar o objetivo de proteção à criança. Destacando a singularidade deste evento, é importante ressaltar que a marca da Marcha deste ano foi cuidadosamente criada por uma aluna talentosa da Escola Dom Bosco. A escolha de um estudante para criar a identidade visual trouxe um toque especial e autêntico ao evento. A artista Yzandra Beatriz (19), mostrou sua atenção pela causa deixando sua marca na luta contra o trabalho infantil. “Foi uma honra e uma responsabilidade gigante ter sido escolhida como uma das artistas para criar a marca desta marcha. Eu queria que meu design refletisse a esperança de todas as crianças que merecem um ambiente saudável, foi bem importante para mim, me senti lisonjeada por esse trabalho social que enriquece a todos”
VER MAIS

NOTÍCIAS

OPORTUNIDADES | 22 novos contratados no Programa Jovem Aprendiz

Na manhã de hoje (02), entusiasmo e expectativa invadiram o Município do Igarassu, com a recepção de 22 jovens recém-contratados pela empresa Gestão de Terceirização em Serviços Seleção e Agenciamento de Mão de Obra LTDA. Esses jovens terão a oportunidade de desenvolver atividades práticas, que promovem construção e crescimento profissional. A ação contou com a […]
VER MAIS

Projeto “Fala, Mulher!”, promove diálogos essenciais durante todo o mês

O Projeto “Fala, Mulher”, é uma iniciativa dedicada a abordar e discutir temas relevantes relacionados ao Dia da Mulher. Por meio de uma série de atividades educativas e reflexivas, o projeto busca promover a conscientização sobre questões de gênero, igualdade de direitos, empoderamento feminino e combate ao machismo dentro e fora da escola. Com uma […]
VER MAIS

Nota do ENEM 2023: Determinação e inspiração

Milena Vitória, uma jovem dedicada que equilibra uma jornada dupla de estudos e trabalho como aprendiz, alcançou uma nota incrível na redação do ENEM 2023. Estudante exemplar da nossa Escola, Milena declarou não apenas habilidades acadêmicas notáveis, mas também resiliência e determinação. “Sempre estudei em escola pública do fundamental até o ensino médio. Em 2022 […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE